• Enviar as atividades prontas para o Email catharinaamador@gmail.com  
  • No campo assunto colocar Nome/série/Nome do professor.

  • PROFESSOR LUIZ GUSTAVO/EDUCAÇÃO FÍSICA - 1D


    Caro(a) estudante, você está preparado para dar início às nossas atividades online??

    Seja bem-vindo ao Ensino Médio, nesta etapa você ampliará e aprofundará os conhecimentos aprendidos nos anos anteriores. Este material traz duas unidades temáticas: Esporte e Ginástica. Na primeira traremos como objeto de conhecimento o Esporte de Invasão ou Territorial com a modalidade Basquetebol e na segunda o objeto de conhecimento em estudo será o Corpo, Saúde e Beleza.
    Começamos o Ensino Médio retomando um esporte já conhecido por você, o Basquetebol. Os aspectos básicos como regras e posição dos jogadores já foram abordados nos anos anteriores, agora vamos aprofundar os conhecimentos que vão além da prática pura e simples, para um jogo mais organizado e elaborado.
    Você já assistiu a um jogo oficial de Basquetebol, mesmo que pela televisão? Se sim, pôde notar que não é tão simples quanto parece, pois o ato de manter a posse de bola, chegar próximo à cesta e arremessar se torna cada vez mais difícil à medida em que os jogadores/equipes apresentam um nível mais elevado de relação com a bola, de comunicação entre os jogadores e de estruturação do espaço de jogo, assim como uma vasta possibilidade de jogadas ensaiadas nos variados sistemas de jogo.
    Para que seu estudo sobre a modalidade seja mais aprofundado, iremos avançar em atividades sobre os sistemas de ataque e defesa, analisando os pontos de vista técnicos e táticos de uma partida.
    Ao final do estudo, espera-se que você seja capaz de assistir a uma partida de basquetebol e identificar tanto os sistemas de defesa, como as jogadas de ataque, analisando os pontos de vista técnicos e táticos da modalidade.
    Bom Jogo!
    ATIVIDADE 1 (1ª Semana) – LEMBRANDO, ENSINANDO E APRENDENDO

    Tente se lembrar o que você já sabe sobre o basquetebol, das suas antigas experiências e anote tudo. Em seguida pesquise na internet sobre o basquete.
    Depois de pesquisar sobre o Basquetebol e sobre o jogo, reflita sobre:
            Todos os participantes são igualmente solicitados durante a partida?
            Como os atletas interagem durante a partida? Quem dá as orientações? Como isto é feito?
            Os jogadores estavam organizados com funções específicas? Quais são elas?
            Você consegue observar alguma movimentação específica dos atletas? Individualmente? Coletivamente? Você consegue reparar em algum sistema defensivo ou ofensivo?
            Foi observado em alguma partida se os jogadores se agrupavam em volta da bola, deixando de lado seu posicionamento?


    Comentários