PROFESSOR LUIZ GUSTAVO/EDUCAÇÃO FÍSICA - 1D
Caro(a)
estudante, você está preparado para dar início às nossas atividades online??
Seja bem-vindo ao Ensino Médio, nesta etapa você ampliará e aprofundará
os conhecimentos aprendidos nos anos anteriores. Este material traz duas
unidades temáticas: Esporte e Ginástica. Na primeira traremos como objeto de
conhecimento o Esporte de Invasão ou Territorial com a modalidade Basquetebol e
na segunda o objeto de conhecimento em estudo será o Corpo, Saúde e Beleza.
Começamos o Ensino Médio retomando um esporte já conhecido por você, o
Basquetebol. Os aspectos básicos como regras e posição dos jogadores já foram
abordados nos anos anteriores, agora vamos aprofundar os conhecimentos que vão
além da prática pura e simples, para um jogo mais organizado e elaborado.
Você já assistiu a um jogo oficial de Basquetebol, mesmo que pela
televisão? Se sim, pôde notar que não é tão simples quanto parece, pois o ato
de manter a posse de bola, chegar próximo à cesta e arremessar se torna cada
vez mais difícil à medida em que os jogadores/equipes apresentam um nível mais
elevado de relação com a bola, de comunicação entre os jogadores e de
estruturação do espaço de jogo, assim como uma vasta possibilidade de jogadas
ensaiadas nos variados sistemas de jogo.
Para que seu estudo sobre a modalidade seja mais aprofundado, iremos
avançar em atividades sobre os sistemas de ataque e defesa, analisando os
pontos de vista técnicos e táticos de uma partida.
Ao final do estudo, espera-se que você seja capaz de assistir a uma
partida de basquetebol e identificar tanto os sistemas de defesa, como as
jogadas de ataque, analisando os pontos de vista técnicos e táticos da
modalidade.
Bom Jogo!
ATIVIDADE 1 (1ª Semana)
– LEMBRANDO, ENSINANDO E APRENDENDO
Tente se lembrar o que você já sabe sobre o basquetebol, das suas antigas
experiências e anote tudo. Em seguida pesquise na internet sobre o basquete.
Depois de
pesquisar sobre o Basquetebol e sobre o jogo, reflita sobre:
•
Todos
os participantes são igualmente solicitados durante a partida?
•
Como os
atletas interagem durante a partida? Quem dá as orientações? Como isto é feito?
•
Os
jogadores estavam organizados com funções específicas? Quais são elas?
•
Você
consegue observar alguma movimentação específica dos atletas? Individualmente?
Coletivamente? Você consegue reparar em algum sistema defensivo ou ofensivo?
•
Foi
observado em alguma partida se os jogadores se agrupavam em volta da bola,
deixando de lado seu posicionamento?
Comentários
Postar um comentário