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  • Professor Adriano/Português - 2A, B e D

    CANÇÃO DO TAMOIO
    De: Antonio Gonçalves Dias

    I
    Não chores, meu filho;
    Não chores, que a vida
    É luta renhida:
    Viver é lutar.
    A vida é combate,
    Que os fracos abate,
    Que os fortes, os bravos
    Só pode exaltar.

    II

    Um dia vivemos!
    O homem que é forte
    Não teme da morte;
    Só teme fugir;
    No arco que entesa
    Tem certa uma presa,
    Quer seja tapuia,
    Condor ou tapir.

    III

    O forte, o cobarde
    Seus feitos inveja
    De o ver na peleja
    Garboso e feroz;
    E os tímidos velhos
    Nos graves concelhos,
    Curvadas as frontes,
    Escutam-lhe a voz!

    IV

    Domina, se vive;
    Se morre, descansa
    Dos seus na lembrança,
    Na voz do porvir.
    Não cures da vida!
    Sê bravo, sê forte!
    Não fujas da morte,
    Que a morte há de vir!

    V

    E pois que és meu filho,
    Meus brios reveste;
    Tamoio nasceste,
    Valente serás.
    Sê duro guerreiro,
    Robusto, fragueiro,
    Brasão dos tamoios
    Na guerra e na paz.

    VI

    Teu grito de guerra
    Retumbe aos ouvidos
    D'imigos transidos
    Por vil comoção;
    E tremam d'ouvi-lo
    Pior que o sibilo
    Das setas ligeiras,
    Pior que o trovão.

    VII

    E a mão nessas tabas,
    Querendo calados
    Os filhos criados
    Na lei do terror;
    Teu nome lhes diga,
    Que a gente inimiga
    Talvez não escute
    Sem pranto, sem dor!

    VIII

    Porém se a fortuna,
    Traindo teus passos,
    Te arroja nos laços
    Do inimigo falaz!
    Na última hora
    Teus feitos memora,
    Tranqüilo nos gestos,
    Impávido, audaz.

    IX

    E cai como o tronco
    Do raio tocado,
    Partido, rojado
    Por larga extensão;
    Assim morre o forte!
    No passo da morte
    Triunfa, conquista
    Mais alto brasão.

    X

    As armas ensaia,
    Penetra na vida:
    Pesada ou querida,
    Viver é lutar.
    Se o duro combate
    Os fracos abate,
    Aos fortes, aos bravos,
    Só pode exaltar.



    Questões sobre a Canção do tamoio

    1-Na Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias, apresenta-se o perfil literário do indígena construído pela poesia romântica com forte motivação nacionalista. Nessa fase da poesia romântica, o índio foi escolhido como o símbolo ideal do nacionalismo porque:

    A.o negro e o português, vindos de outros continentes, não mantinham com as terras brasileiras o mesmo vínculo de identidade que os indígenas.
    B.a influência dos indígenas na formação da cultura nacional foi muito mais significativa que a exercida pelo negro e pelo branco colonizador.
    C.o negro e o português estavam mais distantes da realidade social imediata que o indígena, bem mais presente no cotidiano da vida nacional.
    D.os indígenas, ao contrário dos negros, se adaptaram com maior facilidade aos costumes impostos pelo branco colonizador.
    E.os indígenas estiveram fortemente engajados na luta pela independência do Brasil, diferentemente do negro e do branco colonizador.

    2- Qual é a intenção do pai ao dedicar esses versos ao filho?

    3-Releia a segunda estrofe e identifique: qual é o único temor que o pai admite para um homem forte?

    4- Uma vez que o texto é um conselho do pai ao filho, em que modo estão as formas verbais não chores, ensaia e penetra?


    5-Sobre Gonçalves Dias, estão corretas as seguintes proposições:

    I. Embora Gonçalves de Magalhães seja considerado o introdutor do Romantismo no Brasil, na verdade foi Gonçalves Dias quem implantou e solidificou a poesia romântica em nossa literatura.
    II. A obra de Gonçalves Dias pode ser considerada a realização de um verdadeiro projeto de construção da cultura brasileira. Criou uma poesia voltada para o índio e para a natureza brasileira, expressa em uma linguagem simples e acessível.
    III. Além da poesia indianista, Gonçalves Dias também cultivou poemas religiosos, de fundo panteísta, nos quais Deus se manifesta pela natureza.
    IV. Sua obra poética apresenta os gêneros lírico e épico. Na poesia épica, canta os feitos históricos de índios. Na lírica, os temas mais comuns são a pátria, a natureza, Deus, o índio e o amor não correspondido.
    V. Sua obra O Uraguai é considerada a melhor realização no gênero épico do Arcadismo brasileiro. Seu tema é a luta de portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas, que, instalados nas missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, não queriam aceitar as decisões do Tratado de Madri.


    a) Todas estão corretas.
    b) I, II, III e IV estão corretas.
    c) II, IV e V estão corretas.
    d) Apenas V está correta.
    e) III e IV estão corretas.­

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